Quer viver mais? Um estudo de Harvard te conta como retardar o envelhecimento

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Quer viver mais? Um estudo de Harvard te conta como retardar o envelhecimento
A pesquisa realizada por pesquisadores de Harvard apontou que é possível retardar o envelhecimento com exercícios, dieta e meditação. Foto: Reprodução/IStock.

Envelhecer é algo natural do ser-humano, mas já pensou se desse para retardar um pouco isso? Pensou certo! Recentes estudos publicados pela Universidade de Harvard afirmaram ser possível retardar o envelhecimento com 4 passos bem simples.

Uma dieta balanceada, exercícios ao longo da semana e combate ao estresse podem ajudar no “desenvelhecimento”, segundo pesquisadores.

O estudo é comandado pelo professor da Faculdade de Medicina de Harvard (EUA), David Sinclair, que tem 53 anos, mas testes de DNA sugerem que o corpo do pesquisador tem uma idade metabólica de 43 anos. Segundo David, ele foi capaz de “diminuir” sua idade em uma década após adotar 4 hábitos diários muito simples!

Idade biológica

Os testes que sugeriram que o corpo do pesquisador é uma década mais jovem do que ele realmente é, foram realizados após David adotar diferentes hábitos.

David iniciou uma rotina mais saudável aos 30 anos. O pesquisador bebia muito e já estava acima do peso.

“Ninguém quer ficar doente por uma década ou ter câncer que se espalha rapidamente. O que estamos falando com esse estudo é que é possível prevenir essas coisas, empurrando elas para o mais tarde possível”, afirmou.

O professor é muito conhecido nos estudos sobre o envelhecimento, sendo autor de diversos livros e figurinha carimbada em podcasts sobre o assunto.

Leia mais notícias boas:

Corra Forrest, Corra!

Se quer viver mais pode começar a correr! É o que diz o professor David. Correr ajuda a manter os músculos, aumenta a saúde do coração, além de evitar a obesidade e reduzir inflamações no corpo.

O professor disse que exercícios aeróbicos são a chave para a longevidade, então pode começar a incluir natação, ciclismo ou caminhada na sua rotina.

O Centro de Controle de Prevenção de Doenças (CDC) recomenda que todos os adultos façam exercícios aeróbicos por pelo menos 30 minutos por dia.

Coma menos

Outro ponto levantado pelo professor Sinclair são as dietas. Para o pesquisador, o jejum intermitente pode ajudar a retardar o envelhecimento.

Limitar a ingestão de calorias a apenas algumas horas por dia aumenta a sensibilidade à insulina, o que protege contra a diabetes. 

“Eu tento concentrar minha refeição principal em algumas horas por dia, sempre que consigo. Esse período de jejum teve grandes benefícios na minha idade biológica estimada”, explicou.

Beba chá de matcha duas vezes ao dia

Chá de matcha é muito gostoso, né? Nunca experimentou? Então agora você tem dois motivos para experimentar, um porque é gostoso e o outro porque o David falou que ajuda no “desenvelhecimento”.

Os chás, feitos com folhas de plantas em pó, são muito conhecidos por conter antioxidantes que ajudam a proteger as células.

David diz que os chás que ele toma, são feitos pela sua parceira, a nutricionista e famosa chef Serena Poon. 

“Isso contém moléculas que previnem o câncer e outras doenças”, afirmou o professor. David ainda completou. “

Sem estresse e evite os “chatos”!

O estresse e a irritação causadas por “chatos” podem diminuir a expectativa de vida, sugeriu David.

Isso acontece porque o nível crônico de estresse aumenta inflamações e colocam o corpo em risco de uma série de doenças, incluindo os temidos problemas cardíacos, sono e obesidade.

Mas como combater os chatos? David disse que todo dia reservava um “tempo de silêncio” e evitava ao máximo trabalhar com gente chata. 

“Eu tento me cercar cada vez mais de pessoas que não são chatas e medito todos os dias”, disse.

David Sinclair chefia pesquisas em Harvard sobre o envelhecimento. O professor disse ser possível retardar doenças. Foto: Reprodução/Fatosdesconhecidos.

David Sinclair chefia pesquisas em Harvard sobre o envelhecimento. O professor disse ser possível retardar doenças. Foto: Reprodução/Fatosdesconhecidos.

Com informações de Dailymail.