Novo portal da cultura brasileira mostra as riquezas do nosso país. Veja!

Viva! Foi lançado o novo portal da cultura brasileira para mostrar as riquezas e peculiaridades do nosso país, desde o açaí salgado, o doce, o acarajé, até o samba de roda e o carimbó… Esse patrimônio todo é chamado de bens imateriais reconhecidos formalmente como Patrimônio Cultural.
Na plataforma online, o usuário pode explorar tudo pelos livros de registro, navegar por um mapa interativo e, se preferir, conhecer os patrimônios imateriais do Brasil por regiões, separadamente. Ou seja, é cultura na palma da mão!
“Estamos desenvolvendo estudos para aprimorar a eficiência da organização dos acervos documentais referentes aos inventários, mapeamentos, bens registrados, bem como promover a difusão e acesso ao acervo”, disse Deyvesson Gusmão, diretor do projeto.
Cultura na palma da mão
O portal online foi recém-lançado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com investimento de R$ 413 mil.
O Iphan contou com a parceria do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que concedeu o acesso a todos os itens do Patrimônio Cultural do Brasil.
A plataforma também disponibiliza mídias, descrição, abrangência do registro, instituições parceiras, pareceres técnicos e toda a documentação relacionada ao bem cultural para que o indivíduo possa ter acesso a tudo.
Leia mais notícias boas:
- Lei aprovada torna Escolas de Samba manifestação cultural brasileira
- Goiás transforma pamonha em patrimônio cultural do estado. Confira!
- Justiça suspende falência da Livraria Cultura
Bens culturais
Esses bens caracterizam-se pelas práticas e domínios da vida social apropriados por indivíduos e grupos sociais como importantes elementos de sua identidade como nação.
São transmitidos de geração a geração e constantemente recriados pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, sua interação com a natureza e sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade.
As divulgações desses itens contribuem para promoção do respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. Alguns exemplos de bens culturais imateriais são a capoeira, o acarajé, o repente, o cordel, o samba de roda e o carimbó.
Você conhece outro patrimônio cultural característico da sua região? Se a resposta for não, a importância do portal só se mostra cada vez maior!
A diretora do IBICT, Cecília Leite, afirmou que a parceria com o Iphan é de extrema importância para a divulgação clara e precisa de informações para a infraestrutura do país.
“Para nós que trabalhamos com a informação e com a sua organização, preservação e disseminação, a iniciativa é parte integrante do nosso trabalho, assim como a criação do repositório, que irá possibilitar ao mundo conhecer os bens culturais, imateriais e registrados no nosso Patrimônio Cultural Brasileiro”, concluiu.
Este delicioso acarajé, por exemplo, conta muito sobre a cultura dos povos nordestinos e baianos e está no portal da cultura brasileira – Foto: Rita Barreto/Seturb
Com informações de Agência Brasil.

Cop 30: ator brasileiro será curador do programa Disruptivos Culturais para Artes Cênicas
Google fecha maior acordo para reflorestamento da floresta Amazônia com startup brasileira
Juliana Paes confirma 2ª. temporada de Os Donos do Jogo, top 4 global da NetFlix
Tornado no Paraná: voluntários fazem corrente humana descarregar medicamentos; vídeo
Mãe põe “camisa da união” em filhas que brigaram e ensina a pedir perdão; vídeo
AC/DC vai fazer mais 2 shows no Brasil, após ingressos esgotarem; preço salgado
Brasileiro põe algodão nas plantas para ajudar beija-flor a fazer ninho; video
Siamesas brasileiras separadas há 23 anos comemoram: uma delas é mãe em GO
Filho insiste em carregar sacolas da mãe na rua: cavalheiro desde cedo; vídeo
Menino de 10 anos salva mãe com crise convulsiva em casa
Aberto concurso para o Tribunal de Justiça: salário até R$ 12 mil
WhatsApp vai trocar número pelo nome do usuário nas ligações; entenda a mudança