Crianças que convivem com cães e gatos têm menos alergia alimentar, revela estudo

Um estudo científico desfaz a crença que viver com cães e gatos provoca alergia nas crianças. A pesquisa mostra que recém-nascidos que convivem desde o ventre com pets podem ser menos propensos a estes problemas.
Pesquisadores japoneses descobriram, por exemplo, que ter um cão reduz o risco de alergia a ovo, leite e nozes, enquanto ter um gato diminui o risco de alergia a ovo, trigo e soja. A exposição a pets durante o desenvolvimento fetal ou nos primeiros meses de vida reduziu as chances de uma alergia alimentar posterior em 14%.
Em 90% das análises do estudo de revisão, nenhum dos bebês que viviam com pelo menos dois cachorros desenvolveu alergia alimentar. Os pesquisadores analisaram mais de 65.000 bebês e seus os pais, mas o estudo divide opiniões entre os especialistas. Alguns concordam com as análises, outros defendem que é necessário avançar nos estudos. Mas, inicialmente, comemoram os primeiros resultados.
Estudo
O novo estudo, publicado na revista de acesso aberto PLoS ONE, foi coordenado por Hisao Okabe, do departamento de pediatria da Fukushima Medical University, no Japão.
Foram analisados dados para o Japan Environment and Children’s Study, um estudo nacional de todas as gestações entre janeiro de 2011 e março de 2014.
As informações foram obtidas de registros médicos e questionários autoaplicáveis. Os pesquisadores examinaram o risco das crianças de desenvolver alergias alimentares até os 3 anos de idade.
Estudo fora do Japão
O autor sênior desse estudo, Tom Marrs, diretor da Allergy Academy no King’s College London, disse que, embora apenas cerca de 7% das crianças no Reino Unido tenham uma alergia alimentar confirmada por testes, até um quarto dos pais, no entanto, diz que seus filhos têm essa alergia.
O estudo fora do Japão teria se beneficiado ao testar diretamente as crianças com problemas alimentares, disse ele.
Outra limitação do estudo, disse Marrs, é que ele não pode provar que os próprios animais de estimação, e não algo sobre seus donos, são a verdadeira causa das chances reduzidas de alergias alimentares.
“Famílias com um forte histórico familiar de alergia provavelmente terão pais com alergia a pêlos de animais”, disse Marrs.
Para Marrs, a única maneira de provar que ter um animal de estimação reduz o risco de alergias alimentares é com um estudo randomizado controlado, no qual as grávidas concordam em ser designadas aleatoriamente para ter um animal de estimação ou não. Mas, seria difícil encontrar pessoas dispostas a participar de tal estudo, segundo ele.
Alergistas
O que dizem pediatras especializados no tratamento de alergias?
“A descoberta de que a exposição a cães e gatos está relacionada a menos alergia alimentar parece bastante sólida e concorda com vários estudos anteriores”, disse James Gern, professor e chefe da Divisão de Alergia, Imunologia e Reumatologia da Universidade de Wisconsin em Madison, nos Estados Unidos.
Em 2004, James Gern publicou um artigo em que mostra que a convivência com cães reduz o risco de todos os tipos de alergias.
“Além da alergia alimentar, outros estudos encontraram taxas mais baixas de dermatite atópica, doenças respiratórias, alergias respiratórias, asma e aumento do bem-estar psicológico.”
Leia mais notícias boas
- Alergia a cães? Pesquisadores do Japão descobrem chave para a cura
- Cadelinha magoada ignora dono e viraliza na internet. Assista o vídeo!
- Dia do Gato: histórias emocionantes de adoção, amor e carinho transformam vidas
Há controvérsias
Para a professora de pediatria no Jaffe Food Allergy Institute na Icahn School of Medicine em Mount Sinai, em Nova York, nos Estados Unidos, Amanda Cox o estudo não é definitivo e ainda gera dúvidas.
Segundo a professora, a angústia dos pais é frequente e quando questionada se os animais de estimação aumentam ou diminuem o risco de seus filhos desenvolverem alergias, responde de maneira aberta.
“Eu definitivamente diria que tem sido uma área obscura, mas este estudo parece bastante convincente”, disse a professora, que demonstra acreditar nos resultados da pesquisa do Japão.
Com informações do Washington Post e Science Daily

 Divulgada a primeira mochila voadora chinesa, atinge 100 km/hora; assista
Divulgada a primeira mochila voadora chinesa, atinge 100 km/hora; assista Pitbull protege menino de 2 anos que saiu de casa e passou madrugada na rua
Pitbull protege menino de 2 anos que saiu de casa e passou madrugada na rua Desconhecidos e policiais levantam carro capotado e resgatam bebê preso; vídeo
Desconhecidos e policiais levantam carro capotado e resgatam bebê preso; vídeo Empresário doa a própria empresa bilionária para salvar o planeta e combater mudanças climáticas
Empresário doa a própria empresa bilionária para salvar o planeta e combater mudanças climáticas Família encontra tesouro enterrado no quintal de casa: moedas raras de ouro
Família encontra tesouro enterrado no quintal de casa: moedas raras de ouro Menina com dislexia entra para a Mensa, o clube dos superdotados do mundo
Menina com dislexia entra para a Mensa, o clube dos superdotados do mundo Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças” Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR