Eclipse raro do Sol poderá ser visto no Brasil; veja quais as cidades

Em outubro deste ano acontece um eclipse raro do Sol e os brasileiros terão a oportunidade de conferir o fenômeno! Várias cidades terão observação privilegiada e, inclusive, receberão astrônomos e especialistas para registros do momento.
O próximo eclipse do Sol é do tipo anelar (ou anular), em que a Lua fica entre o Sol e a Terra, mas sem encobri-lo totalmente. O resultado é que a silhueta da Lua fica circulada pela extremidade do Sol, criando a imagem de uma espécie de “anel de fogo”.
Se você é fã de espetáculos como esse, já pode se preparar para curtir – e registrar, claro – o momento! Veja quais são as cidades para acompanhar o próximo eclipse solar, que será único nos próximos 18 anos.
Assistir de camarote
A Paraíba hoje é considerada a melhor cidade brasileira para a observação do eclipse anelar de outubro. Araruna, onde fica o Parque Estadual da Pedra da Boca, é apontada como um dos melhores lugares para observar esse fenômeno.
E será na área aberta do parque que também acontecerá o Encontro Nacional de Astronomia, de 12 a 14 de outubro, que deve reunir aproximadamente 500 participantes para compartilhar experiências e observar o eclipse.
Recife, em Pernambuco, também será premiada com o evento do sol. A cobertura do disco solar na capital pernambucana chegará a 92,2% no ponto máximo do eclipse, que terá início no período da tarde,
Já em Natal, no Rio Grande do Norte, o espetáculo acontece entre 3 minutos e 10 segundos e 3 minutos e 40 segundos, a duração mais longa de todo o país.
Nas regiões Sul, Sudeste, ou Centro-Oeste, a exibição da atividade será pequena, sendo possível observar o eclipse por volta das 15h.
Eclipse solar anelar
Este é um fenômeno raro. O eclipse solar anelar acontece quando a Terra, o Sol e a Lua se alinham, da mesma forma que no eclipse total. Mas em algumas ocasiões, o satélite natural pode estar mais distante para cobrir completamente o disco solar.
Neste caso, a borda do Sol fica parcialmente visível para qualquer pessoa na superfície terrestre, ganhando a aparência de um anel de luz no céu.
O eclipse anelar é muito raro e acontece a cada 18 anos. A performance dos três astros vai começar no oeste dos Estados Unidos, e antes de chegar ao Brasil passará por mais nove países.
Leia mais notícias boas
- 2023 terá 12 chuvas de meteoros, 4 eclipses e 2 Superluas. Veja!
- Rover Perseverance da NASA registra eclipse em Marte. Assista!
- Nasa capta ‘sorriso’ do Sol em imagem feita por telescópio
Cuidados
Se você nunca foi um observador de astros, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente em relação à visão.
Ficar muito tempo olhando para o sol pode causar danos permanentes.
Para não correr nenhum risco, é necessário usar filtros especiais que estejam de acordo com padrões internacionais de segurança para câmeras, binóculos ou até mesmo telescópios.
Em Natal e João Pessoal, os melhores locais para ver o eclipse no Brasil, os espaços em pontos de observação prometem ser disputados! Fotos: Reprodução/Getty Images.Com informações de Mistérios do Mundo

Ernesto Paglia é o novo apresentador do Roda Viva, da TV Cultura
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR
Garoto brasileiro cria bomba eólica barata para levar água a famílias do Nordeste e ganha prêmios
Enem 2025: notas já estão disponíveis na internet; veja como acessar
Burger King contrata Roberto, abandonado no Pico Paraná, para campanha sobre amizade
Empresário bilionário compra condomínio de luxo para trabalhadores morarem
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas