Dá para estimular o hormônio da felicidade naturalmente; 6 dicas

Você sabia que é possível estimular a produção do hormônio da felicidade naturalmente? Algumas estratégias simples podem ajudar a melhorar o seu astral.
Entre elas, comer proteína e triptofano (peru, ovo e banana), dormir mais, tomar sol, controlar o estresse, fazer exercício físico regular e praticar meditação. (veja as dicas abaixo)
“Gerenciamento do estresse e um sono adequado em horas e qualidade também desempenham um papel fundamental no equilíbrio hormonal”, disse o nutrólogo Nataniel Viuniski.
Principais hormônios
Os principais neurotransmissores associados ao bem-estar, prazer e felicidade são: serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina. Eles são conhecidos como o ‘quarteto da felicidade’.
A serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina são neurotransmissores que devem ser estimulados no corpo para as pessoas se sentirem mais felizes.
A produção desses hormônios ocorre de forma natural no corpo, mas é possível estimular esse processo a partir de atividades comuns.
E o melhor ainda, elas não exigem tanto tempo e nem muito esforço!
Leia mais notícia boa
- Cumprimentar estranhos aumenta níveis de felicidade, descobre estudo
- Finlândia vai pagar viagem em resort para quem quiser estudar ‘felicidade’
- 5 segredos para a felicidade! Pesquisa de Harvard mostra o que fazer
Como estimular?
Veja agora 6 dicas de especialistas para induzir a produção desses neurotransmissores que provocam a sensação de felicidade:
- Alimentação: fique atento a ingestão de alimentos que contenham proteína e triptofano. As sementes de abóbora, soja, grão-de-bico, amendoins, leite, peixes e carnes são ótimas opções.
- Tome banhos de sol: Sim! Tomar banho de sol pode ajudar na produção do quarteto da felicidade. A exposição à luz natural e o contato mais íntimo com a natureza influencia positivamente o humor, além de produzir vitamina D e liberar endorfinas.
- Pratique atividades sensoriais: práticas como atividades criativas de pintura, artesanato ou até mesmo desenho também ajudam a liberar neurotransmissores que trazem satisfação e prazer.
- Tenha um pet: Segundo a médica Isis Toledo, uma boa saída para ser mais feliz é ter um pet. “Isso ocorre porque nosso relacionamento com gatos, cachorros ou outros animais de estimação pode aumentar a produção corporal de hormônios associados à felicidade”, disse.
- Se exercite: o exercício físico regular aumenta a produção da serotonina no cérebro em nosso organismo. Especialistas dizem que 30 minutos diários de exercícios como tai-chi, pilates ou ioga já podem fazer uma grande diferença.
- Pense positivo: segundo a endocrinologista e metabologista Paula Pires, pensar positivo pode ajudar muito! “Um jeito de manter essa liberação constante é sempre estar em busca de algo que seja significativo para você”, disse.
Com informações de Vida Simples.

Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Idosos de abrigo pedem presentes simples de Natal e comovem as redes
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Dezembro terá 2 chuvas de estrelas cadentes e Superlua; veja
Caminhoneiro salva gatinho preso no poste com ideia incrível; vídeo
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal