Passou a noite na farra? Veja 4 dicas para levantar o pique sem energéticos

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Passou a noite na farra? Veja 4 dicas para levantar o pique sem energéticos
Levantar o pique sem a ajuda de energéticos é sim possível. Café, cochilo e um banho de sol estão entre as dicas dos especialistas. - Foto: Freepik.

Essa é para o pessoal da farra! Exagerou na noite passada e agora quer retomar o controle? Tem como levantar o pique depois de uma noitada sem precisar da ajuda de energéticos, sabia?

Segundo uma pesquisa do Centro de Ciência do Sono Humano da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, poucas horas de sono por noite refletem em uma menor atividade do córtex pré-frontal do cérebro. Tá aí a explicação da sonolência e tomada de decisões mais lentas depois da noite na esbórnia.

E em vez de energéticos para “acordar”, algumas dicas dos cientistas são: banho de sol, beber uma boa xícara de café e uma soneca rápida, de 30 minutos. Já ajuda bem. Veja outras dicas simples abaixo.

Cérebro sonolento

É fato que uma noite mal dormida pode acabar com a gente no dia seguinte, não é?

Mesmo que a noitada tenha sido ótima, o “day after” é um sofrimento danado.

Investigações mostram que quem dorme pouco, tem tempos de resposta mais lentos.

Além disso, a tomada de decisão é uma das ativações do corpo mais afetadas por uma péssima noite de sono.

Mas calma que isso tem jeito.

4 dicas para levantar pique energéticos

Veja agora alternativas simples, em vez de energético, para recuperar o pique e enfrentar a rotina:

  1. Soneca de 30 minutos: Para a professora de medicina familiar e preventiva da Universidade de Utah, Kelly Baron, uma soneca de 30 minutos já faz uma baita diferença e vai melhorar o desempenho cognitivo afetado pela falta de sono. Para evitar a “inércia do sono”, a médica aconselha você limitar esse descanso mais curto em 30 minutinhos. “Mesmo um pouco desse sono leve ajuda o cérebro a descansar e a melhorar o desempenho”, explicou.
  2. Beba cafeína: o uso de bebidas com cafeína também melhora o estado de alerta e a cognição do cérebro. Mas fique em alerta para não exagerar porque muita cafeína pode causar ansiedade e nervosismo, além de aumentar a frequência cardíaca. Beba café, mas com moderação!
  3. Tome um banho de sol: se expor à luz natural intensa é uma ótima forma de aumentar o estado de alerta do corpo. Para a professora de desenvolvimento humano na Universidade Estadual da Pensilvânia, uma caminhada no sol do meio-dia pode trazer benefícios e ajudar a despertar o corpo. Mas cuidado, não vá sair por aí sem protetor solar, tá?
  4. Faça exercícios: sim, exercícios podem ajudar a neutralizar as consequências a longo prazo da falta de sono para a saúde. Um pequeno estudo de 2022 descobriu que estudantes universitários que se exercitam após uma noite sem dormir, tiveram melhor desempenho em um teste de controle cognitivo do que aqueles que não praticaram as atividades.

Leia mais notícia boa

Controle de danos

No dia seguinte à balada é preciso fazer um controle de redução de danos.

O primeiro princípio é básico: dormiu mal? Então nada de dirigir!

“Se você ficou acordado a noite toda, seu desempenho seria tão ruim quanto se você estivesse legalmente bêbado”, disse Kenneth P. Wright Jr., professor de fisiologia integrativa da Universidade do Colorado, em Boulder.

Na hora de realizar tarefas no trabalho, separa mais tempo para as atividades e evite multitarefas.

“Faça as tarefas mais difíceis quando se sentir um pouco melhor […] E quando você tiver aquela queda, que será ainda pior se você não dormir bem, tente fazer algo que exija menos esforço cognitivo”, disse Kelly Baron, professora da Universidade de Utah.

Evite também reuniões ou conversas mais densas, a falta de sono pode te deixar mais irritado e emocionalmente reativo.

Então aproveite as dicas!

O banho de sol é ótimo para ajudar a despertar. Foto: Freepik.

O banho de sol é ótimo para ajudar a despertar e levantar o pique, sem energéticos, depois daquela noite forte de balada.-  Foto: Freepik.

Com informações de The New York Times.