Brasileira entra para lista da Forbes Under 30; detectou 25 asteroides

É para ter muito orgulho. Essa é Maria Larissa Ferreira Paiva, que, aos 19 anos, é referência entre os pesquisadores do Brasil e do mundo. A brasileira é destaque na categoria Ciência e Educação na publicação Forbes Under 30 por sua descoberta de 25 asteroides. Para quem pergunta qual é o segredo, ela responde: “Sonhar grande”.
A jovem, nascida em Pires Ferreira, no Ceará, é embaixadora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Fascinada pelo assunto, ela resolveu criar o Instituto Larittrix para aproximar a ciência de crianças e jovens.
Modesta e brincalhona, Larissa foi nas redes sociais agradecer o reconhecimento da publicação internacional. “Não tem o que dizer além do que vocês já sabem: Muito obrigada meus pequenos habitantes desse pálido ponto azul, a vida aqui é melhor contigo.”
“Sonhar grande”
Para a jovem pesquisadora, o segredo está em alinhar muito trabalho e sonho. “Ser reconhecida na lista da Forbes Under 30 aos 19 na categoria Ciência e Educação, pra mim, é só mais prova de que sonhar grande e trabalhar duro transforma realidades”, disse.
De acordo com a brasileira, nenhum sacrifício foi em vão. “Cada projeto e cada obstáculo me trouxeram até aqui”, afirmou.
Para a estudante, não há limites no universo. “Esse reconhecimento não é só meu—é de todos que acreditam que a ciência pode mudar vidas! Obrigada, de novo de novo e de novo a cada pessoa que faz parte dessa jornada. O universo não é mais limite.”
Leia mais notícia boa
- Cientistas criam adesivo para reparar insuficiência cardíaca; inovador
- Brasileiro ‘previu’ Instagram em 1990; álbuns da família com fotos, legenda e marcação
- Aluno de escola pública de Goiás vence desafio da Nasa
Curiosidade que move
Desde criança, Larissa era curiosa e queria saber sempre além e tudo sobre o universo. Ela se tornou uma autodidata.
Assim, foram 20 premiações e ingressou em programas de ciência cidadã, chegando a detectar 25 asteroides no projeto Asteroid Hunt e analisar 2 mil galáxias para o Observatório Astronômico Nacional do Japão.
Determinada a tornar o assunto cada vez mais próximo das pessoas, a jovem usa suas redes sociais e seus gostos para explicar suas descobertas. Dessa forma cultura pop e memes fazem a a ciência acessível.
Instituto Larittrix
À frente do Instituto Larittrix de Educação Cidadã e desenvolvendo clubes científicos em escolas públicas.
“Se um dia eu olhei para o céu e me perguntei se todas as estrelas tinham nome, hoje posso dizer que estou deixando meu próprio nome marcado entre elas”, afirmou.
Verdade, Larissa! Parabéns. Você merece.

Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Idosos de abrigo pedem presentes simples de Natal e comovem as redes
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Dezembro terá 2 chuvas de estrelas cadentes e Superlua; veja
Caminhoneiro salva gatinho preso no poste com ideia incrível; vídeo
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal