Veja como Europa conseguiu reduzir lixo nas praias em 40% desde 2015

A Europa começa 2025 com uma notícia boa e uma grande conquista ambiental: as praias do continente tiveram uma redução total de 30% do lixo. Tudo isso foi possível graças à população e regras rígidas! Uma lição para o mundo aprender.
Um novo relatório europeu confirmou a virada e disse que o destaque da queda foi para o lixo plástico descartável, com redução de 40%. A mudança é resultado de políticas públicas bem aplicadas e participação direta da sociedade.
O relatório europeu analisou dados de praias entre 2015 e 2021. Foram observadas quedas significativas: 30% no lixo total, 40% em plástico de uso único e 20% em itens relacionados à pesca e sacolas plásticas.
Medidas efetivas
Entre as medidas tomadas para a limpeza das praias, estão metas como a Poluição Zero até 2030, além da aplicação da Diretiva-Quadro Estratégia Marinha, que cobra dos países um “bom estado ambiental” para os mares.
A metodologia de monitoramento unificada conseguiu consolidar os dados e orientar políticas públicas mais universais, mas sem deixar de levar em conta as especificidades de cada país.
Além das leis rigorosas e campanhas de conscientização, inclusive nas escolas, o continente implementou hábitos diários. Separar o lixo em casa, por exemplo, deixou de ser apenas um incômodo e se tornou um ato de impacto real. É possível chegar lá!
Leia mais notícia boa
- Socorrista salva gatinho raro preso sob compactador de lixo
- Família do gari que encontrou recém-nascida no lixo se prepara para adotar a criança
- Catadora conta como pegou uma bactéria no estômago de tanto comer lixo em vídeo emocionante; ‘Me ajudem’
Leis e educação ambiental
Outro ponto importante é a atuação dos próprios cidadãos.
Para isso, o continente intensificou o ensino de conscientização ambiental nas escolas, desde as séries mais novas até os anos finais.
Novo regulamento
Um dos maiores avanços recentes veio com a aprovação, neste ano, do Regulamento Europeu para Prevenir a Perda de Pellets de Plástico.
A nova regra tem como objetivo “zero pellets” (biocombustíveis sólidos), e obriga empresas de médio e grande porte a adotarem medidas rígidas de prevenção, contenção e limpeza de derramamentos.
Além disso, a regulamentação prevê equipamentos e treinamentos obrigatórios para manuseio de pellets, auditorias independentes para empresas e regras para toda a cadeia de produção, transporte e armazenamento.
Desafios seguem
O que aconteceu na Europa é fruto de vontade política, pensamento popular e regras claras.
Agora, os especialistas veem um desafio: manter o ritmo.
Para isso, estudam a aplicação de novas leis com firmeza.
A meta para a Poluição Zero da União Europeia é reduzir o lixo plástico no mar em 50% até 2030.
