“Dólar, nunca mais”, dono da Chilli Beans dribla tarifaço Trump e aumenta faturamento

“Dólar, nunca mais”. O tarifaço de Donald Trump foi trampolim para o empresário brasileiro Caito Maia, CEO da Chilli Beans, ter a grande sacada de abandonar a moeda dos Estados Unidos e passar a pagar seus fornecedores da China em renminbi, a moeda oficial da China
Ele disse que a adaptação ao renminbi tem gerado ganhos significativos para a empresa, principalmente em termos de câmbio e que a prática vai se expandir.
“A ideia é que o uso do dólar não volte nunca mais e que façamos todas as transições diretamente com a China: em termos de moeda, compra, comércio, tudo”, afirmou Carlito Maia ao podcast da Exame.
Não é estratégia pontual
E Caito Maia foi além: disse que essa estratégia não será pontual.
“De forma alguma é uma estratégia pontual. Queremos continuar mantendo esta prática. A ideia é que o uso do dólar não volte nunca mais”,
A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, que começou em maio deste ano, gerou a grande oportunidade de negociação para a Chilli Beans.
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Primeira vez sem dólar
Nunca, em 28 anos de história, a empresa de óculos pagou seus fornecedores em outra moeda, que não o dólar.
“Nossa parceria com a China não é de hoje. Há 30 anos nós somos “apadrinhados” pelo mercado chinês: fomos levados para lá, apresentados para as fábricas e temos os mesmos parceiros há 25 anos. É uma relação comercial extremamente ganha-ganha, saudável, ética e bacana com o país. A Chilli Beans está onde está porque a China nos ajudou e acreditou em nós”, diz Maia.
Agora, com os ganhos financeiros dessa nova estratégia, a empresa se posiciona de forma ainda mais competitiva no mercado global.
Próximos passos
E a Chilli Beans já planeja expansão na Ásia.
A empresa já conta com pontos de venda na Indonésia, país que será um dos novos alvos do CEO da marca.
“Já estamos na Indonésia, com 10 pontos espalhados pelo país e vamos colocar energia nessa expansão”, diz Maia.
Mais 3 mil lojas
Com uma meta de alcançar 3.200 lojas nos próximos cinco anos, a marca brasileira tem planos ousados, incluindo o projeto Eco Chilli, que visa levar contêineres sustentáveis para cidades com menos de 50 mil habitantes.
Com um faturamento de R$ 1,4 bilhão por ano e planos de crescimento agressivos, Caito Maia e a Chilli Beans prepararam a expansão para novos mercados internacionais, com crescente na inovação e sustentabilidade.
A Caito deixa uma mensagem para quem quer crescer nos negócios
“Não se contente em fazer o que todo mundo faz. Tenha coragem. Tenha atitude. Faça diferente. É assim que você se destaca no mercado”, disse ao podcast “De frente com CEO”, da revista Exame.
