“Não me perturbe” bloqueia chamadas inoportunas de telemarketing; veja como se cadastrar

Ninguém gosta de ser incomodado por ligações insistentes de telemarketing, principalmente quando chegam em momentos inoportunos. Por isso, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) decidiu reforçar a proteção dos consumidores. A partir de agora, todas as operadoras de telecomunicações serão obrigadas a adotar a plataforma “Não Me Perturbe”, que permite bloquear chamadas indesejadas de forma simples e gratuita.
E qualquer pessoa pode se cadastrar gratuitamente o número do seu telefone para pedir o bloqueio de chamadas de telemarketing. O “Não Me Perturbe” é uma plataforma online criada e administrada pela ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações).
Nela, com apenas alguns cliques, é possível escolher quais serviços não poderão mais entrar em contato. O cadastro é simples e rápido, e a lista começa a valer em poucos dias. Veja abaixo como se cadastrar.
Ligações bloqueadas
A medida vale para serviços como telefonia móvel e fixa, TV por assinatura, internet e também para ligações de bancos e financeiras que oferecem empréstimos ou cartões de crédito consignado.
Com isso, o consumidor ganha mais controle sobre quem pode entrar em contato e evitar ligações chatas e abusivas incomodam diariamente.
Vale destacar que o sistema não bloqueia chamadas de cobrança, prevenção a fraudes, confirmação de dados ou retenção de portabilidade, já que essas não são consideradas ofertas comerciais.
Leia mais notícia boa:
- Brasil vai proibir animais puxando carroça; projeto aprovado em comissão da Câmara
- Agressores de mulheres terão fotos e nomes divulgados para todos saberem; projeto aprovado
- Felca: Senado aprova regras da nova lei de adultização e proteção de crianças na internet
Como funciona o bloqueio
O dono do telefone precisa primeiro cadastrar o número de telefone, que passará a integrar a lista do “Não Me Perturbe”.
A partir daí, as empresas ficam proibidas de ligar para oferecer produtos ou serviços.
Entre as ligações bloqueadas estão:
- Ofertas de telefonia móvel e fixa
- Promoções de internet
- Propostas de TV por assinatura
- Empréstimos consignados
- Cartões de crédito consignados
Caso as empresas não respeitem o bloqueio, o consumidor pode denunciar a prática diretamente para a Anatel.
Por que essa medida é importante
Segundo a própria Anatel, a decisão faz parte de um pacote de ações para combater chamadas abusivas que incomodam milhões de brasileiros todos os dias. O objetivo é dar mais tranquilidade e segurança para quem não deseja esse tipo de contato.
O consenso foi alcançado após meses de reuniões entre operadoras, entidades representativas e o Grupo de Trabalho-Opt Out Telemarketing. Ao tornar o uso do sistema obrigatório, a Anatel espera diminuir drasticamente o volume de ligações indesejadas.
As empresas terão até 60 dias para se adequar à nova regra. O sistema, que já era usado voluntariamente por algumas operadoras, agora passa a ser obrigatório em todo o setor. Para a Anatel, essa mudança é um passo importante para garantir mais respeito ao consumidor.

Governo dá bolsa para pacientes com câncer não abandonarem tratamento; veja valores
“Caçador de tesouros” brasileiro acha iPhone soterrado na praia e devolve a turista; vídeo
Isabel Veloso recebe medula do pai e agradece: “me deu vida de novo”
Hospitais impedem trocas de bebês coletando digitais das crianças na maternidade
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Cometa Lemmon poderá ser visto neste fim de semana; próximo, só daqui a mil anos
Alunos, pais e professores limpam pichações na cidade e dão exemplo; vídeo
Tartarugas marinhas verdes venceram; não estão mais ameaçadas de extinção
Alok paga escola particular dos filhos dos funcionários e explica motivo
Cão yorkshire abandonado é resgatado, ganha corte de cabelo e fica lindo
Confirmado: Ed Sheeran no Brasil em 2026; pressão dos fãs ajudou