“Não me perturbe” bloqueia chamadas inoportunas de telemarketing; veja como se cadastrar

Ninguém gosta de ser incomodado por ligações insistentes de telemarketing, principalmente quando chegam em momentos inoportunos. Por isso, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) decidiu reforçar a proteção dos consumidores. A partir de agora, todas as operadoras de telecomunicações serão obrigadas a adotar a plataforma “Não Me Perturbe”, que permite bloquear chamadas indesejadas de forma simples e gratuita.
E qualquer pessoa pode se cadastrar gratuitamente o número do seu telefone para pedir o bloqueio de chamadas de telemarketing. O “Não Me Perturbe” é uma plataforma online criada e administrada pela ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações).
Nela, com apenas alguns cliques, é possível escolher quais serviços não poderão mais entrar em contato. O cadastro é simples e rápido, e a lista começa a valer em poucos dias. Veja abaixo como se cadastrar.
Ligações bloqueadas
A medida vale para serviços como telefonia móvel e fixa, TV por assinatura, internet e também para ligações de bancos e financeiras que oferecem empréstimos ou cartões de crédito consignado.
Com isso, o consumidor ganha mais controle sobre quem pode entrar em contato e evitar ligações chatas e abusivas incomodam diariamente.
Vale destacar que o sistema não bloqueia chamadas de cobrança, prevenção a fraudes, confirmação de dados ou retenção de portabilidade, já que essas não são consideradas ofertas comerciais.
Leia mais notícia boa:
- Brasil vai proibir animais puxando carroça; projeto aprovado em comissão da Câmara
- Agressores de mulheres terão fotos e nomes divulgados para todos saberem; projeto aprovado
- Felca: Senado aprova regras da nova lei de adultização e proteção de crianças na internet
Como funciona o bloqueio
O dono do telefone precisa primeiro cadastrar o número de telefone, que passará a integrar a lista do “Não Me Perturbe”.
A partir daí, as empresas ficam proibidas de ligar para oferecer produtos ou serviços.
Entre as ligações bloqueadas estão:
- Ofertas de telefonia móvel e fixa
- Promoções de internet
- Propostas de TV por assinatura
- Empréstimos consignados
- Cartões de crédito consignados
Caso as empresas não respeitem o bloqueio, o consumidor pode denunciar a prática diretamente para a Anatel.
Por que essa medida é importante
Segundo a própria Anatel, a decisão faz parte de um pacote de ações para combater chamadas abusivas que incomodam milhões de brasileiros todos os dias. O objetivo é dar mais tranquilidade e segurança para quem não deseja esse tipo de contato.
O consenso foi alcançado após meses de reuniões entre operadoras, entidades representativas e o Grupo de Trabalho-Opt Out Telemarketing. Ao tornar o uso do sistema obrigatório, a Anatel espera diminuir drasticamente o volume de ligações indesejadas.
As empresas terão até 60 dias para se adequar à nova regra. O sistema, que já era usado voluntariamente por algumas operadoras, agora passa a ser obrigatório em todo o setor. Para a Anatel, essa mudança é um passo importante para garantir mais respeito ao consumidor.
