Só Notícia Boa
Comercial

Brasileira que venceu câncer 5 vezes realiza sonho de ser mãe

Rinaldo de Oliveira
09 / 09 / 2025 às 08 : 25
Haylane, a brasileira que venceu o câncer 5 vezes, realizou o sonho de ser mãe, duas décadas depois do diagnóstico de câncer de ovário, no Rio de Janeiro. - Foto: arquivo pessoal
Haylane, a brasileira que venceu o câncer 5 vezes, realizou o sonho de ser mãe, duas décadas depois do diagnóstico de câncer de ovário, no Rio de Janeiro. - Foto: arquivo pessoal

Sabe quando nada te demove do sonho de ser mãe? Aconteceu com essa brasileira que venceu o câncer 5 vezes e agora conseguiu ser mãe.

Aos 20 anos de idade, a enfermeira Halayne Rodrigues de Souza Ávila recebeu o diagnóstico de câncer de ovário e teve que retirar os ovários e as trompas com urgência, do contrário iria morrer.

Agora, após mais de duas décadas de cirurgias e recidivas do câncer, ela conseguiu realizar sonho da maternidade por ovodoação e barriga solidária de uma prima do marido, a Raquel. Assim, nasceu o pequeno Ravi. Raquel batizou a criança e criou um vínculo eterno com a família.

Comercial

O primeiro câncer

Halayne é de Santo Atnônio de Pádua (RJ) e recebeu o diagnóstico de câncer de ovário em 2021. A doença foi descoberta já em estágio avançado e teve diversas recidivas. Três em cada quatro pacientes só descobrem a doença em estágios avançados, tornando o prognóstico desafiador.

“Eu sentia muita dor no estômago, mas achava que era gastrite. Com o passar do tempo, a barriga foi crescendo e a dor aumentando. Foi quando procurei o médico e descobri o câncer”, disse Halayne ao Metrópoles.

“Desde o primeiro diagnóstico, já tinha medo de não ser mãe. Nessa época, o congelamento de óvulos era muito caro e pouco citado. Acho que nem poderia tentar pelo meu estágio da doença. Depois, tirei o útero. Mas tinha na cabeça que a maternidade aconteceria de alguma forma para mim”, conta.

Leia mais notícia boa

A doença voltou

Ela retirou os ovários e as trompas e quando parecia tudo bem, a doença voltou dois anos depois, em 2003.

Uma metástase atacou o útero e o saco posterior (região entre o útero e o reto). A nova cirurgia foi acompanhada de mais um ciclo de seis sessões de quimio.

Durante quase uma década, Halayne ficou sem sinais do câncer no corpo. Porém, 10 anos após o primeiro diagnóstico, ele voltou a aparecer, dessa vez na bexiga e no intestino. O estado era tão avançado que a enfermeira precisou passar por um complexo ciclo de quimios e cirurgias para tentar preservar ao menos parte de sua bexiga. Entre 2011 e 2024, Halayne passou por mais de 10 cirurgias.

Outro tumor 5 anos depois

Após 5 anos, em 2017, apareceram mais tumores no reto, o intestino e o diafragma (espécie de cobertura entre o sistema digestivo e o respiratório). Ela precisou ser operada novamente.

“Essa cirurgia foi a mais desafiadora, pois tive uma intercorrência durante a recuperação. Tive uma fístula no ureter e precisei passar por uma nova cirurgia na semana seguinte. Usei bolsa de colostomia por dois anos e passei por mais seis ciclos de quimioterapia a cada 21 dias”, define ela.

Em 2021, o câncer reapareceu na pleura, película que envolve os pulmões. Haylane fez outra cirurgia. Três anos depois, em 2024, a doença voltou, desta vez no tórax. “Coloquei uma prótese de titânio no tórax. Atualmente, sigo com uma nova medicação para tentar estacionar a doença. Sigo lutando contra o câncer. Faço exames a cada três meses. Tudo foi, e ainda é, muito difícil”, contou.

O sonho de ser mãe

Mesmo com tantos problemas, o sonho da maternidade nunca desapareceu e reascendeu quando ela descobriu o projeto Nós Tentantes, durante uma conversa informal no trabalho.

O grupo, criado em 2019 a partir da vivência do casal fundador, oferece uma rede de apoio e informação para quem deseja ser mãe por ovodoação ou barriga solidária.

E Halayne, que precisaria esperar até um ano na fila por um óvulo, recebeu o melhor presente, 4 meses depois. Raquel, prima do marido dela, se ofereceu para ser barriga solidária.

Nasceu o Ravi

Em 2023, o sonho virou realidade. O pequeno Ravi nasceu para coroar uma vida cheia de batalhas e vitórias.

Raquel, que gerou a criança, se tornou madrinha de batismo do menino e trouxe nova esperança para a família.

“Foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida. Senti uma gratidão profunda e um amor imenso pela Raquel. Ela é um ser humano extraordinário, que transformou um processo cheio de desafios em algo leve, repleto de amor e generosidade”, agradeceu Halayne.

Haylane, a brasileira que venceu o câncer 5 vezes, realizou o sonho de ser mãe, duas décadas depois do diagnóstico de câncer de ovário, no Rio de Janeiro. - Foto: arquivo pessoal
Haylane, a brasileira que venceu o câncer 5 vezes, realizou o sonho de ser mãe, duas décadas depois do diagnóstico de câncer de ovário, no Rio de Janeiro. – Foto: arquivo pessoal
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial