1ª cantora lírica brasileira no Opera de Paris embarca para a França; vídeo

Ela enfrentou racismo, venceu e agora está embarcando para a Europa. A 1ª cantora lírica brasileira a integrar a Academia Opera de Paris está de malas prontas e viaja nesta terça, 23 de setembro, para a capital francesa, onde vai morar nos próximos dois anos.
Mostrada em março, aqui no Só Notícia Boa, Lorena Pires tem 25 anos, é de Vitória (ES) e está fazendo história como soprano. De origem quilombola, ela enfrentou ataques racistas na infância, quase desistiu da música, mas o amor pela arte e a voz incrível fizeram a jovem vencer como artista internacional E mais que isso: em uma das casas de ópera mais importantes do mundo.
“E fui tentando encontrar em outras áreas, mas a música me puxou de uma forma que não tinha como eu recusar. Não teve jeito, quando você tem esse chamado da música não tem como você correr. Acho que para o artístico é muito difícil não ser artista. Você arruma alguma maneira de ser”, disse Lorena Pires ao g1.
Como conseguiu
Lorena entrou no mundo erudito e clássico aos 16 anos. Fez aulas de canto na capital capixaba, conheceu professoras de canto lírico e elas apresentaram à jovem talentosa o universo da ópera, os figurinos, e Lorena se apaixonou a ponto de fazer faculdade de Música.
Em 2020, entrou no Canto Erudito da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Em 2023, se formou no conservatório e foi destaque no Festival de Música Erudita do Espírito Santo. No mesmo ano, venceu o concurso Joaquina Lapinha, na cidade de Tatuí, em São Paulo, e se apresentou em um concerto no Teatro Municipal no estado paulista.
Em dezembro de 2024 conseguiu um intercâmbio na França. Lá, disputou com 20 concorrentes e conquistou uma das duas vagas no programa de estágio na Ópera de Paris, intermediado pela Fábrica de Óperas da UNESP, celebrando o Ano França-Brasil. Na academia, Lorena será acompanhada por profissionais importantes do meio artístico.
Leia mais notícia boa
- Soprano brasileira vai para Academia de Ópera de Paris; que voz!
- Vanessa da Mata revela grande sonho de cantar Ópera, vídeo
- Brasileira de 18 é contratada pela Ópera de Paris até sua aposentadoria; vídeo
Chorou de alegria
Este ano, no dia 25 de fevereiro, Lorena recebeu um e-mail da companhia musical com a melhor notícia da vida dela:
“Eu estava em casa, no computador, e recebi uma notificação de um e-mail que chegou pra mim pelo tablet e eu já conhecia a pessoa [que enviou o e-mail]. E aí eu olhei estava: ‘nós estamos felizes de receber você como artista residente da temporada’. Eu fiquei sem acreditar e comecei a chorar”, disse a soprano brasileira.
Agora, de mudança para a Europa ela vê o grande sonho virando realidade: “Porque uma coisa é você ser uma pessoa obstinada e ir lá e tentar escancarar as portas. Outra é ver seus sonhos se concretizando. Eu não acreditei e chorei muito, muito, muito.”
Vítima de racismo
Lorena lembra que foi duro lutar contra o preconceito. Os ataques racistas que sofreu na infância quase silenciaram a voz da menina, que só cantava dentro de casa. E ela tentou se convencer a seguir outros caminhos.
Ela persistiu na música e, ao chegar aos palcos, também enfrentou preconceito nos bastidores. “Já dentro desse meio e do mercado, já vivenciei experiências de racismo, de alguém vir me perguntar se eu estava ali para limpar o camarim. Uma bem recente também, de eu estar sentada em um assento e virarem pra mim e falar ‘não, aqui é só assento para os cantores’ e tinha vários outros cantores e eu fui a única pessoa questionada”, contou Lorena.
“São muitas sutilezas que acontecem e você tem que se fortalecer porque senão você acaba sucumbindo a dor do racismo e é muito complicado”, analisou Lorena.
A vida nova
E os que a humilharam vão ter que engolir o sucesso da jovem brasileira participando dos espetáculos e concertos promovidos pela Ópera de Paris.
Assim que chegar à França, Lorena vai começar a se preparar para apresentações do concerto “Melodias francesas e melodias brasileiras”.
O evento será no Amphithéâtre Olivier Messiaen, na Opéra Bastille, uma das casas da Ópera de Paris.
A mesma apresentação vai acontecer no dia 11 de abril, na embaixada do Brasil na cidade europeia.
Que orgulho de você Lorena! Brilhe mais ainda!
Assista ao vídeo da Lorena contando a história dela e cantando:
View this post on Instagram