Mini Gentilezas: projeto arrecada produtos de higiene para sem-teto

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Mini Gentilezas: projeto arrecada produtos de higiene para sem-teto
Foto: Reprodução do Correio Braziliense

Sabe aqueles produtos de higiene e limpeza que você ganha de brinde em hotéis e aviões? Os shampoos, pastas de dente e sabonetes estão sendo doados para moradores em situação de rua.

A proposta nasceu em 2016 e se transformou no projeto Mini Gentilezas, da ONG Argilando. A ideia, criada no Rio de Janeiro, chegou a Brasília, Uberaba (MG), Jundiaí (SP) e Salvador (BA).

Em Brasília, com nove pontos de coleta, o projeto arrecadou mais de 18 mil itens de higiene e atendeu a cerca de 3 mil pessoas.

Na semana passada, o grupo entregou kits de higiene para vigilantes de carros e moradores de rua da quadra 102 Sul, no plano piloto da capital.

O vigia Elias, mais conhecido como “Tinho”, foi um dos beneficiados.

Esta é a terceira vez que ele recebe itens de higiene. Morador da Cidade Ocidental (GO), ele leva o que recebe para casa.

“Tenho quatro filhos e não conseguiria comprar tudo isso com o meu dinheiro. Agradeço muito a essas meninas”, emociona-se.

A filha de Tinho, de 17 anos, também recebeu um kit.

Moradora do Paranoá e grávida de cinco meses do segundo filho, ela usa os produtos para dar banho no primogênito, de 2 anos, e elogia a ação, contando que todos os itens são muito úteis.

A ideia

Segundo a coordenadora do Mini Gentilezas em Brasília, Karina Rocha, o nome da iniciativa faz alusão ao tipo de material que se espera arrecadar.

“A ideia é captar coisas pequenas, fáceis para os moradores de rua transportarem. Nossa intenção é mostrar às pessoas como ajudarem ao próximo com algo que, muitas vezes, não teria utilidade em suas casas e acabaria no lixo”, destaca.

Na capital do país, o Mini Gentilezas atua em parceria com o grupo 10% para o bem.

Iris Gouvêa, secretária executiva do grupo 10% para o bem descobriu o projeto da ONG carioca Argilando e pensou em trazer a iniciativa para a cidade.

“A nossa proposta é incentivar as pessoas a doarem pelo menos 10% de seu tempo para dar amor a quem precisa. Nós indicamos locais para os pontos de coleta do Mini Gentilezas, triamos o material arrecadado e o entregamos a moradores de rua”, explica Iris.

Arrecadação

O Mini Gentilezas também coloca caixas em empresas públicas ou privadas para incentivar os funcionários, muitos deles viajantes constantes a trabalho, a doarem amostras de produtos de higiene que ganham nos hotéis nos quais se hospedam.

A Agência Nacional da Águas (ANA) foi uma das instituições que aderiram ao box.

“O pessoal viaja muito para visitas técnicas e acaba trazendo um monte de miniatura de shampoo, condicionador, sabonete. Como esses produtos têm prazo de validade curto, se os funcionários não doarem, os itens acabam sem utilidade”, comenta Claudia Dianni, assessora de comunicação do órgão e uma das mentoras da campanha.

A caixa foi colocada na Agência em setembro do ano passado e, em novembro, foi feito o primeiro repasse ao 10% para o bem.

“A adesão até nos surpreendeu. Conseguimos uma centena de itens no primeiro lote”, comemora Claudia.

A agência decidiu manter a caixa e fazer uma ação especial, inclusive, durante o 8º Fórum Mundial da Água, em maio deste ano.

A intenção é incentivar os mais de mil inscritos no evento, de várias partes do país e do mundo, a doarem produtos.

Contatos

Mini Gentilezas
Facebook: @minigentilezas / e-mail: gentileza@argilando.org /
Telefone: (21) 35197-8640.
10% para o bem
Facebook: 10% para o bem / e-mail: 10porcentoparaobem@gmail.com /
Telefone: (61) 99235-9913, falar com Iris.

Com informações do Correio Braziliense