Garoto de 11 anos adota praça e planta mais de 30 árvores em um mês

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Garoto de 11 anos adota praça e planta mais de 30 árvores em um mês
Emerson sonha em ver a cidade que mora mais arborizada. Ele plantou 30 árvores em um mês. - Foto: Wanderbeg Belém

Um menino de apenas 11 anos começou o plantio de mudas de árvores frutíferas em uma praça no Ceará e, em apenas 1 mês, Emerson Duarte já cultivou 30 árvores.

O garotinho carrega baldes de lá pra cá porque a praça não tem sistema de abastecimento de água.

O sonho dele é ter um espaço arborizado, onde a população possa aproveitar a sombra de cajueiros, mangueiras e outras árvores tão comuns pela região.

Ele quer ver a cidade que mora, Iguatu, no interior do Ceará, mais arborizada e diz que vai levar o projeto para outras áreas públicas.

A primeira praça escolhida por Emerson fica na periferia de Iguatu, no entorno da igreja do bairro João Paulo II. Lá é possível ver, diariamente, o menino regando as plantas, remexendo na terra e cuidando do espaço.

“Ele parece respirar árvores, eu acho que ele dorme nas plantas, porque não tem condição. Na casa dele, é muita planta. Aqui na praça, quando ele chega, se ele vê uma planta machucada ou uma criança puxando, ele vai lá, reclama”, explica Carlos Henrique, morador de Iguatu e grande apoiador de Emerson.

Guardião das Plantas

Emerson tem recebido pequenos incentivos. O menino contou que um dos moradores do bairro fez suportes de ferro para colocar garrafas plásticas. A engenhoca tem facilitado o trabalho do estudante para manter as plantas sempre molhadas.

Devido ao carinho e cuidado que Emerson tem com o pequeno projeto, ele ganhou o apelido de Guardião das Plantas.

“Quero que o prefeito coloque um cestinho de lixo. Em cada praça que eu vou tem um, e eu quero que ele coloque não só na praça, mas em toda a cidade. Porque quem limpa sou eu e a equipe (moradores que ajudam com a jardinagem)”, explica a criança.

A prefeitura de Iguatu reconheceu a importância do trabalho do Emerson e garantiu que, ainda em abril, vai colocar as lixeiras no local.

Praça que está sendo revitalizada por Emerson, em Iguatu, no Ceará. - Foto: Wanderbeg Belém

Praça que está sendo revitalizada por Emerson, em Iguatu, no Ceará. – Foto: Wanderbeg Belém

Com 11 anos, Emerson tomou para si a responsabilidade de cuidar da praça, se tornando o principal guardião do local - Foto: Wanderbeg Belém

Com 11 anos, Emerson tomou para si a responsabilidade de cuidar da praça, se tornando o principal guardião do local – Foto: Wanderbeg Belém

Por Monique de Carvalho, da redação do Só Notícia Boa – Com informações de Diário do Nordeste.