10 praias entre SP e RJ que deixam o Caribe no chinelo

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para 10 praias entre SP e RJ que deixam o Caribe no chinelo
Escolher uma das praias entre São Paulo e Rio de Janeiro, que listamos nessa matéria, será um desafio! Foto: Mapio

Brasileiro adora praias e quando ele tem um cenário espetacular, ama mais ainda! E a boa notícia é que você não precisa ir até o Caribe para curtir praias paradisíacas, de águas cristalinas e areia branquinha. Algumas praias entre São Paulo e Rio de Janeiro têm tudo isso e muito mais!

Como as férias e o recesso de final do ano estão começando, trouxemos algumas dicas desses destinos para você curtir e descansar um pouco nesse período. Difícil vai ser escolher só uma, das 10 praias lindas abaixo!

Veja, escolha as mais interessantes e faça os planos para curtir essas praias brasileiras incríveis!

1 – Lagoa Azul, Paraty (RJ)

O que torna a Lagoa Azul ainda mais encantadora, é a natureza que cerca a região. Para chegar até aqui, você precisa contratar uma escuna – o que é bastante fácil.

As águas são totalmente cristalinas, calmas e esverdeadas. Para quem gosta de praticar mergulho, do tipo snorkeling, por aqui dá para curtir bastante. A fauna e a flora marina da Lagoa Azul é divina!

Foto: Paraty Tours

Foto: Paraty Tours

2 – Praia do Secreto, Rio de Janeiro (RJ)

Para quem não quer – ou não pode – ir muito longe da capital, em Guaratiba, na região metropolitana do Rio de Janeiro, você encontra a Praia do Secreto.

O nome da praia não foi dado à toa. Para chegar até aqui, você precisa passar por uma pequena trilha entre a mata que cerca o litoral. E a caminhada vale muito a pena.

A Praia do Secreto é bastante rústica, cercada por uma mata verde e de águas bem tranquilas. Ah! E por aqui não há estrutura de barracas ou quiosques.

Foto: Rio Secrets Spots

Foto: Rio Secrets Spots

3 – Ilha das Couves, Ubatuba (SP)

Totalmente isolada, para chegar até a Ilha das Couves, você precisa contratar uma lancha nas praias centrais de Ubatuba. A região não possui estrutura de barracas, portanto, é indicado que você leve a sua água e alimento. E não esqueça de recolher depois!

As águas dessa região são totalmente transparentes e mais parecem uma piscina natural de tão tranquilas. O cenário também é encantador. O litoral é todo coberto por vegetação, digno de filme!

Foto: Alessandra Vieira

Foto: Alessandra Vieira

  1. Praia do Cachadaço, Angra dos Reis (RJ)

A Praia do Cachadaço além de um cenário lindo, ainda tem a importância histórica que a cerca. Era essa região que as embarcações que chegavam no Rio de Janeiro, durante o período colonial, se escondiam.

É uma praia pequena, de apenas 15 metros de extensão, mas que ganha o coração de qualquer turista que chega por aqui. As águas também são cristalinas e muito tranquilas.

Foto: Joaquim Pampa

Foto: Joaquim Pampa

5 – Praia de Castelhanos, Ilha Bela (SP)

Ilha Bela já é um cenário muito completo, mas nesse cantinho da Praia de Castelhanos, você vai se apaixonar completamente!

Não será uma das tarefas mais simples chegas à Praia de Castelhanos, mas a aventura vale muito a pena. É preciso atravessar uma trilha de aproximadamente 20 quilômetros de caminhada.

O cenário é completamente paradisíaco, com águas agitadas e alguns riachos translúcidos.

Foto: Guilherme Roque

Foto: Guilherme Roque

6 – Lopes Mendes, Ilha Grande (RJ)

A praia de Lopes Mendes é uma das mais famosas de Ilha Grande. Também é uma das mais movimentadas aos finais de semana e férias. Para quem quer mais tranquilidade, vale a pena visitar a região em outra época do ano.

De todas que citamos até agora, essa é a única que não tem o perfil desértico. No entanto, não tem uma estrutura muito completa de barracas.

Para os amantes de snorkeling, há uma parte da praia que é muito atrativa para o esporte.

Foto: Maryne Rohrbach

Foto: Maryne Rohrbach

7 – Praia dos Macieis, Angra dos Reis (RJ)

A Praia dos Macieis fica um pouco afastada do centro de Angra dos Reis, sendo uma das mais isoladas dessa região. Além disso, a praia é uma área de proteção ambiental e, por isso, o acesso de turistas é controlado pela Petrobrás.

O cenário é daqueles de tirar o fôlego! Há também diversas opções de passeios e esportes para praticar por aqui. É uma excelente praia para mergulho, trilhas, aproveitar a natureza e relaxar muito!

Foto: Yankoosmik

Foto: Yankoosmik

8 – Praia de Guaratuba, Bertioga (SP)

Guaratuba já é conhecida de muitos e um dos destinos litorâneos mais procurados do Brasil. A praia tem oito quilômetros de extensão e, apesar de estar totalmente estrutura, com prédios e grandes hotéis na orla, ainda é um cenário perfeito.

Em alguns pontos, você encontra um cenário mais natural e até pequenas piscinas naturais, que dá até para pescar!

Foto: Mapios

Foto: Mapios

9 – Praia do Cheira Limão, Guarujá (SP)

São apenas 20 metros de extensão, mas com um cenário encantador. Da praia do Cheira Limão, você avista uma boa parte da cidade de Santos.

A praia não é completamente desértica, mas não há muita movimentação por aqui, apesar de ficar em Guarujá, que é uma das regiões litorâneas mais movimentadas de São Paulo.

A águas são limpas e calmas, e as atividades mais indicadas por aqui são a pesca de molinete e o mergulho.

Foto: Rafael Augusto Castro Mendes

Foto: Rafael Augusto Castro Mendes

10 – Praia Brava, Paraty (RJ)

Também é uma velha conhecida de muitos turistas e não poderia ficar de fora da lista de praias entre São Paulo e Rio de Janeiro. A praia Brava fica próxima da Vila Trindade e para chegar até aqui, precisa encarar uma trilha com descida de aproximadamente 30 minutos.

O mar não é dos mais tranquilos, com ondas fortes, o que atrai alguns surfistas para a região. De todo modo a atmosfera selvagem e isolada do local encantarão os visitantes.

Foto: Patrícia Obara

Foto: Patrícia Obara

Bônus

Faltou na lista Arraial do Cabo (RJ), conhecida como o Caribe brasileiro. Os tons de azul e verde das águas de lá é impressionante.

A cor da areia branquíssima e a água gelada fazem parte de um lugar exuberante e simples ao mesmo tempo.  Arraial do Cabo fica na região dos Lagos, logo após Cabo Frio.

Quem vai lá uma vez nunca mais esquece!

Arraial do Cabo, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro, é conhecida como o Caribe brasileiro - Foto: Hoteis.com

Arraial do Cabo, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro, é conhecida como o Caribe brasileiro – Foto: Hoteis.com

Agora que você já conheceu algumas praias entre São Paulo e Rio de Janeiro, é só programar a viagem e aproveitar o passeio!

Com informações de Viajali