OMS diz que mundo poderá vencer Covid em 2022, mas faz alerta ao Brasil

O mundo tem capacidade de vencer a Covid em 2022, ou seja, acabar com a pandemia do coronavírus no ano que se inicia. As palavras de esperança são do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Em vídeo no LinkedIn, ele disse que o mundo tem “as ferramentas, os recursos e as razões (mais de 5 milhões de vidas perdidas e contando) para acabar” com a pandemia.
Mas a OMS também alertou que o Brasil precisa se preparar para nova onda de Covid. A Europa e América do Norte já enfrentam aumento do número de casos da doença simultaneamente ao avanço da variante Ômicron.
“Provavelmente vamos continuar a ter ondas de transmissão em todo o mundo, e a América do Sul e o Brasil não são exceções”, disse o diretor de operações da entidade, Mike Ryan.
Ele ressaltou a importância da vacinação para estabilizar a situação e também cobrou das autoridades locais, estaduais e federais um trabalho conjunto de preparação para uma nova onda de casos.
É realmente necessário que haja trabalho conjunto das autoridades estaduais e federais, engajamento das comunidades e divulgação da eficácia das vacinas”, explica Ryan.
Novo Tsunami
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou que o rápido avanço da Ômicron deve ser combatido com vacinas e políticas públicas de saúde.
“A Ômicron está se movendo rapidamente. Não só a vacinação, mas também as medidas de saúde pública são necessárias para conter a onda de infecção, proteger os profissionais e o sistema de saúde, abrir as sociedades e manter as crianças na escola.”
Tedros comparou a circulação mútua da Ômicron e da Delta a um tsunâmi. “Estou extremamente preocupado com a possibilidade de que a Ômicron, sendo mais transmissível e circulando ao mesmo tempo que a Delta, esteja causando um ‘tsunâmi’ de casos.”
Na segunda-feira (27), o mundo ultrapassou pela primeira vez a marca de 1 milhão de casos diários identificados. O aumento foi capitaneado pelos Estados Unidos, Reino Unido e Espanha.
Como vencer a civid em 2022
Para alcançar o objetivo é preciso primeiro erradicar a desigualdade na distribuição das vacinas entre os países.
E Tedros explicou o motivo com todas as letras:
“Quanto mais tempo a desigualdade continuar, maiores são as chances do vírus desenvolver novas variantes que não podemos prevenir ou prever […] Mas se pusermos um fim à desigualdade, nós acabamos com a pandemia e com o pesadelo global que todos vivemos”, afirmou o chefe da OMS.
A meta
Por isso, o objetivo do diretor-geral da OMS em 2022 é vacinar 70% da população de cada país até o meio do ano.
“Se conseguirmos progredir nesses objetivos, estaremos nos reunindo ao fim de 2022 não para marcar o fim de um terceiro ano de pandemia, mas para celebrar o retorno de normas pré-Covid”, analisou.
É preciso lembrar também que precisamos manter o distanciamento social e continuar usando máscara e álcool em gel.
Quem acha que está imune à doença precisa lembrar que pode pegar o vírus e passar para outras pessoas, então, a proteção é uma questão de amor ao próximo.
O que fazer se encontrar alguém sem máscara?
O jeito é se afastar da pessoa o quanto você puder.
Se tiver uma brecha, pergunte se ela quer uma máscara e ofereça, se você tiver uma nova.
É importante falar no assunto sem provocar discussões e tentar conscientizar na boa, sem brigas.
Lembre-se que ainda tem gente desinformada, ou vítima de fake News, que acredita não ser necessário usar máscaras, como faz o presidente da república, dando um péssimo exemplo e fazendo com que outros brasileiros se achem no mesmo direito.
Com informações do R7 e SNB

Família convida bebê com pouco tempo de vida para férias na Disney
Sai ranking dos melhores países para se aposentar em 2026
Sai ranking das melhores chefs da América Latina; duas são brasileiras
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal
Flagrante: pai salva dois filhos que se afogavam na piscina de casa; vídeo
NetFlix confirma: Caramelo bateu recorde histórico no top 10 global
Moradores ajudam a salvar mulher que caiu com carro no rio em SC; vídeo
PM resgata cachorrinha que viveu 15 anos presa em situação de maus-tratos
Hospital mostra como bebês prematuros cresceram e hoje estão lindos; vídeo