Brasileiro Alison dos Santos supera lesão e ganha medalha na Liga Diamante

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Brasileiro Alison dos Santos supera lesão e ganha medalha na Liga Diamante
Alison dos Santos voltou com tudo depois da lesão e já conquistou medalhas nas competições que correu. - Foto: Reprodução / Comitê Olímpico Brasileiro

Alison dos Santos, velocista brasileiro, correu rápido e conquistou a medalha de bronze na prova dos 400 metros com barreiras na Liga Diamante, uma das principais provas de atletismo do mundo.

A competição aconteceu em Zurique (Suíça) e é validada pela Federação Internacional de Atletismo. O Piu, como é conhecido o atleta, completou a prova dos 400m com barreiras com a marca de 47.62 segundos.

De volta às pistas em julho, Alison estava se recuperando de uma cirurgia que precisou fazer no joelho direito após uma lesão. O campeão também participou do Mundial de Atletismo na semana passada, ficando em quinto lugar.

A prova

A prova reeditou a final do Mundial de Budapeste (Hungria), com uma pequena diferença. Alison dos Santos correu mais para ganhar a medalha e baixou seu tempo em 68 centésimos do que aquele feito há 8 dias atrás.

Diferente do Mundial, Kyron McMaster, das Ilhas Virgens Britânicas, que havia ficado em segundo lugar, agora bateu o norueguês Karsten Warholm, atual campeão, e venceu a disputa com 47.27 segundos.

A decisão foi difícil e o resultado precisou ser definido com o auxílio da tecnologia photo finish (sistema de cronometragem preciso que analisa imagens da linha de chegada para determinar o campeão).

Warholm, por sua vez, ficou em segundo lugar com o tempo de 47.30s.

Volta às pistas

Apesar da cirurgia que o deixou de repouso por um bom tempo, Alison voltou muito bem para as competições.

Antes de passar pelo procedimento, ele havia sido campeão mundial nos 400m com barreiras no ano passado.

De volta, Piu só havia disputado a etapa da Polônia, primeiro depois da cirurgia. Lá, ele faturou dois bronzes: 400m rasos e 400m com barreiras, sua especialidade.

Voltou ou não voltou com tudo?

Leia mais notícia boa

Paris 2024

A briga é forte para atingir o índice e assegurar uma vaga olímpica nos Jogos de Paris no próximo ano.

Há duas maneiras para isso, atingindo critérios classificatórios nos eventos anuais da federação ou pelo ranking mundial da World Athletics (Federação Internacional de Atletismo).

A totalização dos pontos começou a valer em 1° de julho e vai até 30 de junho de 2024.

Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), as mulheres já conquistaram a vaga para a marcha atlética 20km.

Já para os atletas masculinos o país já tem confirmado representantes nas seguintes competições; arremesso de peso; marcha atlética 20km; maratona; 100m rasos; 110m com barreiras; 400 rasos (2 atletas); 400m com barreiras e salto triplo.

No Mundial, semana passada, o atleta ficou em quinto lugar, mas se recuperou e uma semana depois ganhou o bronze. Foto: Reprodução/Wagner Carmo (CBAt).

No Mundial, semana passada, o atleta ficou em quinto lugar, mas se recuperou e uma semana depois ganhou o bronze. Foto: Reprodução/Wagner Carmo (CBAt).

Com informações de Agência Brasil.