Semente da Chia reduz risco de AVC e atua contra câncer, diz novo estudo

-
Por Karen Belém
Imagem de capa para Semente da Chia reduz risco de AVC e atua contra câncer, diz novo estudo
A inclusão da chia em nossa alimentação pode trazer melhorias para a saúde cardiovascular, controle do diabetes tipo 2 e até contra o câncer. - Foto: reprodução/Ildipapp

Mais descobertas da ciência! Cientistas da Universidade Estadual de Oregon, sequenciaram o genoma da semente de chia e descobriram genes relacionados a benefícios nutricionais e propriedades medicinais, como combate contra o câncer e à hipertensão.

Seus ácidos graxos poliinsaturados melhoram o colesterol e a saúde cardiovascular, enquanto seu alto teor de fibras ajuda a controlar a glicose no sangue em pacientes com diabetes tipo 2 e melhora a saúde do trato gastrointestinal.

Além disso, as proteínas das sementes de chia possuem propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e antimicrobianas, que podem ser exploradas na indústria alimentícia, cosmética e farmacêutica. Quem diria que essa sementinha poderia ser tão poderosa, não é?

Mais descobertas

O estudo também revelou a presença de 2.707 genes altamente expressos na semente de chia, que produzem pequenos peptídeos bioativos quando digeridos no trato intestinal.

Quando absorvidos pelo corpo têm propriedades potenciais que podem ajudar a aliviar problemas de saúde humana, como diabetes tipo 2 e hipertensão.

Essa é a primeira análise do genoma de uma planta com benefícios tão significativos para a saúde humana.

Eles fizeram até um banco de dados do genoma sequenciado, para ser disponibilizado a cientistas de todo o mundo.

Ler mais notícia boa 

Ela precisava de mais destaque

A Chia é uma planta que geralmente não recebe tanta atenção quanto o arroz, trigo e milho, que foram importantes na Revolução Verde do século passado.

Mesmo sendo considerada uma cultura órfã, a Chia possui valor nutricional significativo e pode crescer em terras que não são adequadas para muitas outras plantações.

Isso é relevante para lidar com as mudanças climáticas e outros desastres naturais.

Como consumir

As sementes de chia são pequenas, redondas e podem ser pretas, marrons e brancas. São ricas em fibras, gorduras saudáveis ​​e proteínas

Para aproveitar os benefícios das sementes, podemos incluí-las em receitas de smoothies, iogurtes, aveia, panquecas e barras de cereais.

O gel formado quando as sementes são misturadas em água pode ser utilizado como modificador de textura em alimentos, cosméticos e produtos farmacêuticos.

Vale a pena inserir essa sementinha ai no nosso dia a dia!

As sementes de chia são ricas em ácidos graxos ômega-3, proteínas vegetais, minerais e fibras alimentares. - Foto: reprodução/Getty Images

As sementes de chia são ricas em ácidos graxos ômega-3, proteínas vegetais, minerais e fibras alimentares. – Foto: reprodução/Getty Images