Metanol: Ministério da Saúde começa entrega de antídoto contra intoxicação; Hungria tem alta

O governo correu, diante dos casos de intoxicação por metanol registrados nas últimas semanas e, para proteger a população, o Ministério da Saúde começou a distribuição de etanol farmacêutico, considerado o principal antídoto para esses casos.
O Distrito Federal foi um dos primeiros locais a receber o reforço, com a chegada de 90 ampolas do medicamento. A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas emergenciais voltadas para reduzir riscos e garantir atendimento rápido a pacientes que possam ter consumido bebidas adulteradas.
A entrega do antídoto é articulada junto às secretarias estaduais de saúde e representa um esforço conjunto do governo federal, hospitais universitários e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Além disso, o Ministério anunciou a compra de mais unidades para reforçar o estoque nacional.
Situação atual
Neste domingo (5), o rapper Hungria, de 34 anos, teve alta, após quatro dias internado na UTI do hospital DF Star.
Porém, até esta segunda (6), ainda não se sabe se o artista foi, ou não, intoxicado por metanol ao consumir bebidas adulteradas.
Segundo dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), atualizados no sábado (4), o Distrito Federal já tem tem dois casos suspeito de intoxicação por metanol em investigação.
Leia mais notícia boa:
- Lei que amplia a licença-maternidade em até 120 dias após alta médica é sancionada pelo governo
- Governo já devolveu mais de R$ 1 bilhão às vítimas do INSS; como pedir o ressarcimento
- Felca: Senado aprova regras da nova lei de adultização e proteção de crianças na internet
Compra emergencial
Neste fim de semana, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a aquisição de mais 12 mil unidades de etanol farmacêutico.
Também foram adquiridas 2,5 mil unidades de fomepizol, outro medicamento indicado no tratamento da intoxicação por metanol.
O ministro ressaltou que as ações estão sendo feitas “em tempo real”, com envio rápido dos antídotos e suporte técnico às equipes de saúde em todo o país.
Entregas já começaram
As primeiras 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico foram encaminhadas para o SUS por meio de hospitais universitários federais.
Os estados que solicitaram reforço já estão recebendo o medicamento.
O Distrito Federal recebeu o primeiro lote e pode utilizá-lo, caso surjam novos casos suspeitos.
Os sintomas
Especialistas reforçam a importância de buscar atendimento imediato em caso de sintomas como:
- dor de cabeça intensa
- visão turva
- tontura
- náusea ou
- dificuldade para respirar após o consumo de bebidas alcoólicas
Veja o post do Hungria agradecendo após a alta:
View this post on Instagram