Metanol: Ministério da Saúde começa entrega de antídoto contra intoxicação; Hungria tem alta

O governo correu, diante dos casos de intoxicação por metanol registrados nas últimas semanas e, para proteger a população, o Ministério da Saúde começou a distribuição de etanol farmacêutico, considerado o principal antídoto para esses casos.
O Distrito Federal foi um dos primeiros locais a receber o reforço, com a chegada de 90 ampolas do medicamento. A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas emergenciais voltadas para reduzir riscos e garantir atendimento rápido a pacientes que possam ter consumido bebidas adulteradas.
A entrega do antídoto é articulada junto às secretarias estaduais de saúde e representa um esforço conjunto do governo federal, hospitais universitários e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Além disso, o Ministério anunciou a compra de mais unidades para reforçar o estoque nacional.
Situação atual
Neste domingo (5), o rapper Hungria, de 34 anos, teve alta, após quatro dias internado na UTI do hospital DF Star.
Porém, até esta segunda (6), ainda não se sabe se o artista foi, ou não, intoxicado por metanol ao consumir bebidas adulteradas.
Segundo dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), atualizados no sábado (4), o Distrito Federal já tem tem dois casos suspeito de intoxicação por metanol em investigação.
Leia mais notícia boa:
- Lei que amplia a licença-maternidade em até 120 dias após alta médica é sancionada pelo governo
- Governo já devolveu mais de R$ 1 bilhão às vítimas do INSS; como pedir o ressarcimento
- Felca: Senado aprova regras da nova lei de adultização e proteção de crianças na internet
Compra emergencial
Neste fim de semana, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a aquisição de mais 12 mil unidades de etanol farmacêutico.
Também foram adquiridas 2,5 mil unidades de fomepizol, outro medicamento indicado no tratamento da intoxicação por metanol.
O ministro ressaltou que as ações estão sendo feitas “em tempo real”, com envio rápido dos antídotos e suporte técnico às equipes de saúde em todo o país.
Entregas já começaram
As primeiras 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico foram encaminhadas para o SUS por meio de hospitais universitários federais.
Os estados que solicitaram reforço já estão recebendo o medicamento.
O Distrito Federal recebeu o primeiro lote e pode utilizá-lo, caso surjam novos casos suspeitos.
Os sintomas
Especialistas reforçam a importância de buscar atendimento imediato em caso de sintomas como:
- dor de cabeça intensa
- visão turva
- tontura
- náusea ou
- dificuldade para respirar após o consumo de bebidas alcoólicas
Veja o post do Hungria agradecendo após a alta:
View this post on Instagram

Veja como tirar documentos digitais pelo celular, sem enfrentar filas, no Gov.br
Caramelo que vivia nas ruas de Fortaleza é adotado e se muda para a Suíça
Dólar derrete após cessar fogo no Irã; menor nível desde maio de 2024
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video