Só Notícia Boa
Comercial

Freddie Mercury, 21 anos sem o rei da voz e da ópera rock: homenagem

Rinaldo de Oliveira
24 / 11 / 2012 às 00 : 00
Freddie-Mercury1|Freddie-Mercury_Mr_bad_guy|Freddie_Montserrat_|freddie_mary-austin|freddie-mercury-glam-style|freddie-mercury_estatua
Freddie-Mercury1|Freddie-Mercury_Mr_bad_guy|Freddie_Montserrat_|freddie_mary-austin|freddie-mercury-glam-style|freddie-mercury_estatua
Comercial
24 de novembro de 1991. Há 21 anos se calava uma das vozes mais potentes, vibrantes e afinadas da história da música mundial.
O músico, cantor e compositor Freddie Mercury, que compôs os maiores sucessos da banda inglesa Queen, entrava para as estatísticas de artistas levados pela Aids.
Mercury sempre disse que não tinha limites em sua vida, especialmente artísticos, e que definia como um prostituto da música.

E ele ousava: nas composições, nas roupas apertadas, na presença de palco, na colocação das vozes – ele fazia várias vozes diferentes nos coros do Queen.

Ousou quando saltou do grandioso estilo da ópera rock para o pop, no disco “Mr. Bad Guy”, em 1985.
Freddie-Mercury_Mr_bad_guy
Freddie-Mercury_Mr_bad_guy
Seu primeiro álbum solo, que trouxe o grande sucesso I Was Born To Love You, foi duramente criticado, que deixou o músico muito irritado.
Mas não o suficente para conter a criatividade musical, que estava em seu DNA.
Quase 3 anos depois, em 1988, Freddie Mercury seguiu o conselho do amigo David Bowie “surpreenda com algo diferente “.
E gravou o disco Barcelona, ao lado da soprano espanhola Montserrat Caballé, de quem se tornou um grande amigo.
E surpreendeu a todos com outro sucesso: a união do rock e a ópera de forma inusitada, com um verniz erudito e a megalomania rotineira de Mercury.
Contam alguns que, durante as gravações do álbum Barcelona, ele desafiou Montserrat Caballé, uma das cantoras líricas mais conhecidas no mundo, para ver quem possuía maior fôlego. Mercury venceu com uma grande vantagem.
Freddie_Montserrat_
Freddie_Montserrat_
Mas foi ao lado do Queen que Freddie entou para a história da música contemporânea como uma das vozes mais conhecidas.
Foi ele quem compôs e cantou os maiores sucessos da banda: “Bohemian Rhapsody”, “Somebody to Love”, “Killer Queen”, “Love of My Life”, “Crazy Little Thing Called Love” e “We Are the Champions” –
O grupo, nascido em 1971, lançou 15 discos de estúdio – esse número passa para mais de 30 se inclusas coletâneas de melhores sucessos e DVDs. Formada por Freddie Mercury, Roger Taylor, John Deacon e Brian May, a banda continuou tocando depois da morte do vocalista, mas nunca mais foi a mesma.
O Queen nasceu em abril de 1970.
No meamo Mercury conheceu Mary Austin, sua namorada, com quem viveu por cinco anos.
Foi com ela que assumiu ser bissexual. 
Os dois, mesmo separados, mantiveram forte laço de amizade até o fim de sua vida.
De acordo com declaração do cantor e de seus companheiros de banda, Mary inspirou Freddie na música “Love of My Life”.
freddie_mary-austin
freddie_mary-austin
No visual de Freddie Mercury, há mudanças que não deixam de ser notadas.
Na era Glam dos anos 1970, ele usava cabelo comprido, delineador preto, unhas pintadas , colants de bailado, o sapato de salto .
Depois surge uma postura mais “macho”: cabedal preto, chapéu de polícia, cabelo curto e, meses mais tarde o bigode: essa seria a sua imagem de marca na década de 1980.
freddie-mercury-glam-style
freddie-mercury-glam-style
Nessa época, seus amigos descobriram sua bissexualidade, porque ele passou a levar rapazes e algumas garotas para dormir em seu quarto.
Freddie faleceu na noite de 24 de novembro de 1991, em sua casa, chamada Garden Lodge.
Sua morte causou repercussão e tristeza no mundo todo.
Sua casa foi passada por testamento à ex-namorada, Mary Austin, que recebeu muitos buquês de flores na época e continua a recebê-los até hoje.
O corpo de Freddie Mercury foi cremado e suas cinzas foram espalhadas na margem do Lago Genebra na Suíça, onde passou os últimos dias.
freddie-mercury_estatua
freddie-mercury_estatua
Em 25 de novembro de 1992, foi inaugurada uma estátua em sua homenagem, com a presença de Brian May, Roger Taylor, da cantora Montserrat Caballé, Jer e Bomi Bulsara (pais de Freddie) e Kashmira Bulsara (irmã de Freddie), em Montreux, na Suíça, cidade adotada por Freddie como seu segundo lar.
Os membros remanescentes do Queen fundaram uma associação de caridade em seu nome, aThe Mercury Phoenix Trust, e organizaram, em 20 de abril de 1992, no Wembley Stadium, o concerto beneficente The Freddie Mercury Tribute Concert, para homenagear o trabalho e a vida de Freddie.
Veja o vídeo-homenagem, com entrevistas e momentos raros, editado no ano passado, quando ele teria completado 65 anos:

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial