Vacina experimental contra o zika vírus evita microcefalia

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Vacina experimental contra o zika vírus evita microcefalia
Foto: Ukrop News 24

Cientistas da Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica criaram uma nova vacina contra o vírus zika que conseguiu evitar microcefalia em cobaias.

“Para isso, nós nos baseamos na vacina contra a febre amarela. O vírus da febre amarela está intimamente relacionado ao vírus zika e é transmitido pelo mesmo mosquito. A vacina é muito segura e oferece proteção vitalícia,” garante o professor Johan Neyts, integrante da pesquisa.

O principal benefício será evitar que o vírus cause microcefalia e outras condições graves em bebês.

Como

“Nós substituímos um pedaço da informação genética da vacina contra a febre amarela com o código correspondente do vírus zika. Para projetar a vacina, nós usamos uma nova tecnologia que desenvolvemos anteriormente em nosso laboratório e que possibilita produzir a vacina em fermentadores, em vez de em ovos de galinha fertilizados.

“Outra vantagem importante é que a vacina permanece estável mesmo em altas temperaturas, o que faz muita diferença para uma vacina que também se destina a ser utilizada nos cantos mais remotos das áreas tropicais e subtropicais,” disse Neyts.

Testes

A vacina mostrou-se eficaz em camundongos prenhes.

Os filhotes das mães vacinadas desenvolveram-se normalmente e o vírus também não foi encontrado em seus cérebros ou outros órgãos.

“Essa proteção completa é notável,” disse o Dr. Kai Dallmeier, membro da equipe:

“Agora pretendemos desenvolver ainda mais a vacina, que poderá então ser usada para vacinar rápida e efetivamente a população em caso de um novo surto do vírus zika. Isso deve evitar muito sofrimento”.

Antes disso, porém, será necessário passar por todas as etapas de avaliação de segurança e, a seguir ser testada em humanos.

Com informações do Diário da Saúde

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube