Testada vacina que previne câncer de mama

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Testada vacina que previne câncer de mama
Foto: Philadelphia Enquire

Imagine uma vacina para prevenir o câncer de mama! É isso que estão fazendo médicos e pesquisadores da renomada Clínica Mayo, nos EUA.

“Se formos capazes de treinar o sistema imunológico para reconhecer células anormais ou células cancerígenas (ou) pré-cancerosas, talvez o sistema imunológico possa eliminá-las antes mesmo de se desenvolver”, explica a Dra. Amy Degnim , cirurgiã da Clínica Mayo.

A vacina foca na proteína HER2, encontrada na maioria das mulheres com esse tipo de câncer de mama.

Segundo Degnim, se a técnica funcionar, essa proteína poderia ser neutralizada e carcinomas resultantes dela seriam prevenidos.

“No futuro, gostaríamos de poder vacinar para prevenir o câncer de mama em mulheres saudáveis, tornando essa doença uma coisa do passado”, pontuou.

Como

A instituição científica norte-americana informou em comunicado à imprensa que a vacina contra câncer de mama que está desenvolvendo está focada no carcinoma ductal in situ.

Considerado uma forma inicial de câncer, já que as células malignas não chegam a atingir veias e vasos linfáticos, o carcinoma ductal in situ não dá metástase, porém, se não houver tratamento em até 10 anos, a probabilidade de o tumor se agravar e atingir outros tecidos mamários é de 30%.

“O carcinoma ductal in situ é um crescimento anormal de células que ocorre dentro dos ductos da mama, e essas células podem ter o potencial de se transformar em um câncer invasivo”, explicou Amy Degnim, da Mayo Clinic.

 

Youtube tumbnail video

Com informações da Galileu

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube