Jovem ajuda pacientes que enfrentam câncer com vídeos motivacionais

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Jovem ajuda pacientes que enfrentam câncer com vídeos motivacionais
A jovem Maria Clara faz vídeos para a internet e ajuda pacientes que enfrentam câncer. - Fotos: arquivo pessoal

Coragem e determinação é o que não faltam para a Maria Clara de Sousa Dias, de 19 anos. A jovem enfrenta um tumor ósseo e além das batalhas diárias com a doença, ela ainda busca mais motivação e ajuda outros pacientes que lutam contra o câncer.

Em março o Só Vaquinha Boa apoiou a Clara na compra de uma prótese, já que ela teve que amputar a perna devido a evolução da doença. Agora, ao conversar novamente com a jovem, descobrimos que o câncer dela voltou e os gastos com o tratamento aumentaram, já que o tumor está em metástase.

Unimos as forças novamente e vamos ajudar a Maria Clara com uma nova vaquinha, a enfrentar mais essa batalha e continuar com esse sorriso largo e cheia de esperança. Ela inspira com a força e alegria que tem, que são contagiantes.

Troca de gentilezas

Clara sabe exatamente o que passam os pacientes que enfrentam um câncer. Todas as dificuldades, todos os medos, os gatilhos emocionais…tudo!

E é por isso que ela abraçou a missão de se fazer presente, de certa forma, na vida destas pessoas através das redes sociais. Assim como ela recebeu a gentileza de tantas pessoas abraçá-la em um momento difícil, agora faz o mesmo com quem chega aos canais dela.

Hoje a jovem publica várias trends, dicas, fala sobre o osteossarcoma, tira as dúvidas de outros pacientes e mostra para quem a segue, um pouco da rotina hospitalar e do tratamento que ela faz desde 2020.

E a Clara faz isso sempre com um sorriso no rosto. Muito vaidosa, ela também gosta de compartilhar alguns cliques de looks e já fez até vídeo de um “arrume-se comigo”, claro, adaptado para pacientes com a mesma deficiência que ela.

Dedicação da mãe

A mãe da Maria, a dona Etiane Martins de Sousa, passou a dedicar a vida toda dela para a filha.

As duas moravam no Maranhão quando a jovem descobriu o osteossarcoma, em 2020. Como elas conseguiram um tratamento no Hospital Peter Pan de Fortaleza, no Ceará, decidiram mudar de cidade.

E foi quando a Etiene viu toda a vida dela mudar junto com a da filha.

Apesar de fazer de tudo pela garota, a mãe da Maria Clara explica que mora de aluguel em Pacatuba, no interior do Ceará, e vive somente do valor do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Grande parte do tempo das duas é no hospital, o que impossibilita a mãe de trabalhar.

“Com esse dinheiro, eu pago aluguel, alimentação… Eu não tenho como trabalhar, porque vivo com ela no hospital. Eu vivo só pra ela. Tem vez que ela fica internada por 15 dias. Quando ela toma medicação, nós ficamos indo e voltando pro hospital todos os dias. Quando eu chego em casa, tenho que cuidar da casa e dela”.

Leia mais notícia boa:

Osteossarcoma

O tumor do tipo osteossarcoma surge mais frequente na infância e adolescência. Por ser agressivo e de rápido crescimento, é muito importante que o paciente faça todo o acompanhamento na fase mais precoce da doença.

Entre os principais sintomas estão as dores localizadas, principalmente na região das pernas. E foi a partir desse incômodo que Clara recebeu o diagnóstico inesperado.

“Comecei a sentir dores e inchaço na perna direita. Após alguns exames, descobri que estava com osteossarcoma na fíbula direita. Fiquei bastante triste e minha mãe desesperada”, lembra.

Clara chegou a fazer uma cirurgia para conservar a perna, mas, após 1 ano e 9 meses, a doença voltou no mesmo membro, que teve de ser amputado.

Ela já está testando a nova prótese, mas agora o pedido de ajuda veio para custear a quimioterapia.

“Preciso ir todos os dias ao hospital. Daí tem gasto com transporte, alimentação e medicamentos. Toda ajuda é muito importante”, comenta a jovem.

Vamos então unir ainda mais as forças para ajudar a Clarinha?

Doe pelo PIX tratamento-clara@sovaquinhaboa.com.br

ou pelo site do Só Vaquinha Boa, clicando aqui.