Inalador 2 em 1 reduz crises de asma em crianças em 45%, diz novo estudo

Um novo estudo internacional trouxe esperança para milhões de famílias: um inalador 2 em 1, que reduz em 45% as crises de asma em crianças, é a grande novidade. A descoberta pode mudar a forma como médicos tratam a doença em meninos e meninas de 5 a 15 anos.
A pesquisa comparou o uso do inalador combinado com o inalador tradicional de salbutamol, que hoje é o mais usado no tratamento infantil. O resultado mostrou que o 2 em 1 não só protege melhor contra as crises, como também é seguro para o desenvolvimento das crianças.
Com a novidade, especialistas acreditam que será possível atualizar as diretrizes globais de tratamento da asma infantil, tornando os cuidados mais próximos ao que já acontece no tratamento de adultos.
Como funciona o inalador 2 em 1
O novo dispositivo combina duas substâncias: o budesonida, um corticoide inalatório que reduz a inflamação, e o formoterol, um broncodilatador de ação rápida que alivia os sintomas quase instantaneamente.
Essa dupla faz diferença porque ataca o problema em duas frentes: trata a inflamação e abre as vias respiratórias ao mesmo tempo.
Enquanto o salbutamol age apenas como broncodilatador, o inalador 2 em 1 garante um efeito mais completo. Para as crianças, isso significa menos crises, menos visitas a emergências e mais qualidade de vida no dia a dia.
Leia mais notícia boa:
- Nova injeção para asma e DPOC tem resultados positivos em 28 dias
- SUS incorpora novos remédios para pessoas com HIV, câncer, asma e Crohn
- Veja bactérias intestinais que podem reduzir o risco de asma e alergias em crianças
O estudo com crianças
O ensaio clínico, chamado CARE, foi liderado pelo Instituto de Pesquisa Médica da Nova Zelândia, em parceria com universidades do Reino Unido e da Nova Zelândia.
Ao todo, 360 crianças participaram durante um ano, sendo divididas em dois grupos: um usou o inalador tradicional com salbutamol e o outro o inalador 2 em 1 com budesonida e formoterol.
O resultado foi claro: no grupo do inalador combinado, a taxa de crises foi de 0,23 por criança ao ano, contra 0,41 no grupo do salbutamol. Isso significa que, a cada 100 crianças que trocam o tratamento, seriam 18 crises a menos por ano.
Segurança confirmada
Uma preocupação comum entre pais e médicos é se novas terapias podem afetar o crescimento ou o desenvolvimento pulmonar das crianças.
Mas os pesquisadores garantem: não houve diferença significativa em crescimento, função dos pulmões ou no controle geral da asma entre os dois grupos.
Isso reforça a segurança do tratamento e dá confiança para que médicos passem a considerar o uso do inalador 2 em 1 para os pequenos, assim como já é feito em adultos.
O impacto para famílias
A asma é uma condição que pode ser assustadora, especialmente quando uma criança sofre uma crise. Para os pais, cada episódio gera preocupação, medo e até visitas frequentes a hospitais.
“Ter uma crise de asma pode ser muito assustador para as crianças e para os pais. Esse estudo mostra que temos uma opção mais segura e eficaz”, disse o professor Andrew Bush, pediatra respiratório de Londres e um dos autores da pesquisa.

Chuva de meteoros será visível no Brasil informa a NASA: até 20 por hora
Aos 83 anos, Mick Jagger mantém energia impressionante e quer voltar aos palcos; rotina de treinos
Celine Dion volta em 1º show completo após 6 anos e chora: “Eu prometi voltar”; vídeo
Menino que surpreendeu professora cantando Whitney Houston é artista da Broadway; vídeo
Lady Gaga se torna mãe pela primeira vez aos 40 anos e fotos com o filho bebê surpreendem fãs
Michael J. Fox ganha prêmio por acelerar pesquisas do Parkinson: “chegando perto” da cura
Doador de medula aparece de surpresa no casamento da jovem que salvou há 14 anos; vídeo
Família atravessa 700 km e faz surpresa para tia conhecer a sobrinha caçula; vídeo
Placa: “Se chamar por Theodoro, aparecerá um anjo”; e golden surge na varanda; vídeo
Lito Sousa vai receber o remédio experimental: já está no Albert Einstein
1ª fábrica de carro voador do Brasil avança em SP para produzir 480 aeronaves por ano
Homem compra todas as pipocas de ambulante em jogo de futebol e distribui para torcida; vídeo