Mutirão para renegociar dívidas com bancos começa dia 1º; veja como participar

Oportunidade para quitar suas dívidas. Os bancos de todo o país vão realizar, a partir de 1º de novembro, mais uma edição do mutirão para renegociar dívidas e ajudar o brasileiro a regularizar pendências com instituições financeiras. A ação é promovida pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons.
No Mutirão de Negociação e Orientação Financeira será possível renegociar dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades. Cada banco poderá oferecer condições especiais, como parcelamentos facilitados, descontos no valor total e redução de juros, dependendo da política interna da instituição.
De acordo com a Febraban, a iniciativa, que acontece desde 2019, virou tradição. Na última edição, realizada em março, mais de 1,4 milhão de contratos foram repactuados. Este ano, mais de 160 instituições financeiras vão participar da ação, além de órgãos públicos e entidades de defesa do consumidor.
O que pode ser renegociado
Durante o mutirão, será possível negociar diferentes tipos de dívidas bancárias, desde que não tenham bens dados em garantia (como imóveis ou veículos) e não estejam prescritas. Entre as modalidades aceitas estão:
- Cartão de crédito
- Cheque especial
- Crédito consignado
- Empréstimos e financiamentos pessoais sem garantia
O objetivo é oferecer uma nova oportunidade para quem enfrenta dificuldades financeiras reorganizar as contas e evitar o superendividamento.
Leia mais notícia boa:
- Bebês livres do HIV: Brasil deve receber certificado da OMS
- Ex-feirante vence o Mr. Olympia Brasil e chora: só eu sei o que passei
- Maminha cresce no gosto do churrasco brasileiro; mais suculenta e barata que a picanha
Como participar
As negociações podem ser feitas de forma digital, diretamente nos canais oficiais das instituições financeiras, ou presencialmente nos Procons que aderiram ao mutirão. Também é possível participar por meio do portal consumidor.gov.br , que exige uma conta prata ou ouro para acesso.
No site do Mutirão da Febraban, será possível consultar a lista de bancos participantes. Já para verificar quais dívidas estão registradas, o cidadão pode acessar o sistema Registrato, do Banco Central, que mostra todos os empréstimos e financiamentos ativos em nome da pessoa.
Passo a passo para negociar
- Acesse o sistema Registrato no site do Banco Central e consulte as dívidas.
- Cadastre-se no site consumidor.gov.br.
- Procure o nome da instituição financeira e veja se ela participa do mutirão.
- Clique em “Registrar reclamação” e responda às perguntas solicitadas.
- Escolha a área Serviços Financeiros e o problema Renegociação/Parcelamento de Dívida.
- Descreva o valor que deseja negociar e o pedido à instituição.
- Envie anexos, se achar necessário, e confirme o envio.
- Aguarde o retorno da instituição com a proposta.
Quem pode participar
Qualquer pessoa com dívidas em atraso contratadas com bancos ou financeiras pode participar do mutirão. No entanto, não são aceitos contratos com bens em garantia, como financiamentos de veículos, motos ou imóveis.
A Febraban orienta que, antes de iniciar a negociação, o consumidor organize o orçamento mensal, listando receitas e despesas. Planilhas gratuitas estão disponíveis no portal Meu Bolso em Dia, que também oferece orientações para quem está com dificuldade em planejar as finanças.
E se não tiver dinheiro para pagar?
Quem não tem condições financeiras para negociar neste momento pode procurar ajuda nos Procons estaduais e municipais ou nos centros de acolhimento a superendividados. Esses órgãos oferecem orientação e apoio na mediação de conflitos com empresas credoras.
Em São Paulo, por exemplo, o Programa de Apoio ao Superendividado (PAS), parceria entre o Procon-SP e o Tribunal de Justiça do Estado, presta atendimento gratuito e ajuda a elaborar propostas de pagamento adequadas à renda de cada pessoa.
Todas as informações sobre o mutirão, a lista completa de instituições participantes e os canais disponíveis para negociação estão no portal Meu Bolso em Dia – Febraban.
