Hoje tem vacinação contra pólio e sarampo: Dia D

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Hoje tem vacinação contra pólio e sarampo: Dia D
Foto: Divulgação

Hoje é o dia de mobilização nacional contra a poliomielite e sarampo. Avise aos amigos e parentes que tem filhos pequenos!

Neste sábado, 18, mais de 36 mil postos de vacinação em todo o país estarão abertos para imunizar as crianças.

Apenas 16% das crianças, o chamado público-alvo da campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo, foram imunizadas, segundo o Ministério da Saúde.

A campanha começou no dia 6 de agosto.

A meta é vacinar 11 milhões de crianças entre 1 e 5 anos até o dia 31 de agosto.

São Paulo é um dos estados com melhor cobertura vacinal, mesmo assim só 40% das crianças foram imunizadas.

No Amazonas, onde a situação é crítica e há 910 casos registrados de sarampo, só 3% das crianças foram vacinadas.

Volta do sarampo

A campanha nacional vai até o final do mês e trata-se de uma campanha de mobilização, já que a vacina contra o sarampo fica disponível o ano inteiro nos postos de saúde.

Ela é ainda mais importante por causa da volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço.

No caso da pólio, as que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral.

Para o sarampo, todas as crianças com idade entre 1 anos e menores de 5 anos devem receber uma dose da tríplice viral – desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Com informações da AgênciaBrasil